Conheça a Cera de Girassol usada nos produtos da Lazú

Por: Andrea Seccon (Inteligência em cosméticos)
O girassol é uma planta oleaginosa nativa da América do Sul e que atualmente é cultivada no mundo todo. As sementes da planta possuem grande valor nutricional e medicinal, por serem ricas em nutrientes como vitamina E, B, folato e niacina, e minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, selênio, fósforo, potássio, sódio e zinco. É da semente da planta que se extrai o óleo de girassol, que apresenta inúmeros benefícios para a saúde, dentre os quais destaca-se a proteção da pele, devido à presença de componentes com propriedades emolientes e antioxidantes.
A cera de girassol é um resíduo do processo de extração do óleo e tem aplicação em diferentes indústrias e tecnologias. A recuperação desta cera contribui para a obtenção de um subproduto de grande interesse tecnológico, com potencial para aplicação em batons e cosméticos de cuidados da pele, sendo de grande relevância ambiental e gerando alto valor agregado ao produto. As ceras de girassol são constituídas de ésteres saturados de cadeia longa (na faixa de 36–60 átomos de carbono, C36 – C60) derivados de álcoois graxos e ácidos graxos e se localizam principalmente na superfície do casco das sementes de girassol.
Preocupada com a saúde do planeta e das pessoas, a Lazú busca de maneira efetiva causar o menor impacto ambiental possível, equilibrando produtos de alta qualidade, sustentabilidade e tecnologia. Por este motivo, a marca se preocupa com a origem dos ingredientes que utiliza em sua linha cosmética, monitorando sempre a cadeia de suprimentos. Sendo assim, a cera de girassol utilizada em seus produtos é proveniente de fornecedores que apoiam a agricultura sustentável e contribuem para projetos ecológicos. É também um ingrediente certificado Cosmos para cosméticos naturais, livre de transgênicos e um substituto de origem natural/vegetal para a cera de abelha.
Na linha de pigmentos faciais Lazú, a função da cera de girassol é a de dar estrutura ou viscosidade à formulação. Por apresentar quimicamente uma estrutura de rede lamelar*, esta cera é capaz de criar superfícies muito brilhantes no produto final, proporcionando qualidade e elegância aos pigmentos. Este ingrediente possui ação emoliente e é responsável por manter a hidratação da pele, evitando a perda de água transepidermal. Proporciona um sensorial hidratante e não pegajoso, conferindo maciez e conforto à pele durante e após o uso do produto.
A Lazú valoriza a saúde das pessoas e do meio ambiente e tem um cuidado extremo na escolha dos ingredientes que utiliza em seus produtos. Dessa forma, os pigmentos faciais Lazú representam a materialização da segurança, beleza, luminosidade e muito poder para que as pessoas tenham a experiência de ser quem são onde quer que estejam.
*Estruturas que se assemelham à matriz lipídica da pele, capazes de promover proteção através da regeneração da barreira cutânea, além de proporcionar um excelente sensorial à formulação final.
Referências:
ADELEKE, B.S., BABALOLA, O.O. Oilseed crop sunflower (Helianthus annuus) as a source of food: Nutritional and health benefits. Food Science and Nutrition, 2020; 8 (9): 4666–4684.
CHALAPUD, M.C., BAÜMLER, E.R., CARELLI, A.A. Characterization of waxes and residual oil recovered from sunflower oil winterization waste. European Journal of Lipid.
0 comentários