Você conhece a Manteiga de Murumuru e seus benefícios para a pele?

Manteiga de Murumuru

Por: Andrea Seccon (Inteligência em cosméticos)


A biodiversidade da região Amazônica possui um grande potencial para o desenvolvimento de produtos de origem natural com base em uma cadeia produtiva sustentável. As manteigas, óleos e gorduras têm sido os insumos de maior interesse em diferentes setores da indústria, destacando-se especialmente o setor de saúde, beleza e bem-estar.

As sementes do fruto Astrocaryum murumuru, também conhecido pelo nome popular de murumuru, possuem em seu interior uma manteiga amplamente utilizada na produção de biocosméticos, devido às suas propriedades que melhoram a performance dos produtos.
A manteiga de murumuru caracteriza-se por ser um emoliente natural, rico em ácidos láurico, mirístico e oleico, com a capacidade de reter água e nutrir os tecidos celulares em processo de recuperação. Além disso, apresenta características de biocompatibilidade e biodegradabilidade, garantindo um uso seguro no desenvolvimento de produtos farmacêuticos e cosméticos (1).

A Lazú utiliza este ingrediente em toda a sua linha de pigmentos faciais com o objetivo de fortalecer a barreira cutânea, recuperando a umidade e a elasticidade natural da pele facial e labial, proporcionando conforto para peles ressecadas.
A manteiga de murumuru também promove alta espalhabilidade para formulações cosméticas e forma um filme protetor sobre a pele, sendo uma alternativa natural ao sensorial dos silicones.

A deficiência de ácidos graxos na epiderme reduz drasticamente sua função de barreira, sendo uma das principais causas da desidratação da pele, pois facilita a perda de água transepidermal. Isso deixa a pele menos protegida e mais sensível, além de comprometer sua maciez. Como a manteiga de murumuru é rica em ácidos graxos, ela promove uma reposição lipídica, evitando a desidratação e melhorando a emoliência e a hidratação da pele (3).

Testes de eficácia comprovaram a ação da manteiga de murumuru na hidratação e no sensorial do produto. Os resultados indicam que a manteiga de murumuru pode manter a hidratação da pele por pelo menos 8 horas. No teste de perda de água transepidermal, observou-se que o ingrediente reduziu a desidratação, provavelmente devido à formação de um filme protetor sobre a pele. Já no teste de avaliação sensorial, a manteiga de murumuru apresentou um desempenho equivalente ao do silicone, permitindo a formulação de produtos livres de silicone sem comprometer o sensorial (2).

A Lazú valoriza não apenas a segurança e a eficácia de seus produtos, mas também se preocupa com a cadeia de suprimentos. Por isso, adquire a manteiga de murumuru de uma empresa responsável, que trabalha diretamente com as comunidades extrativistas em todo o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento regional e a preservação ambiental de diferentes biomas do país.

Os pigmentos faciais Lazú são formulados para atender às necessidades da pele com o melhor sensorial possível, sempre pautados pela responsabilidade com as pessoas e com o planeta.


Referências:

• REATGUI, Walberson da Silva. Desenvolvimento e caracterização de nanopartículas lipídicas sólidas baseadas em manteiga de murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.) para aplicação tópica. 2021. 49 f., il. Dissertação (Mestrado em Nanociência e Nanobiotecnologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
•  Araújo, V.F., Petry, A.C., Echeverria, R.M., Fernandes, E.C., Pastore Jr, F. Plantas da Amazônia para Produção Cosmética. 2007. Disponível em: http://www.itto.int/files/itto_project_db_input/2202/Technical/2.2


0 comentários

Deixe um comentário

Por favor, lembre-se de que os comentários precisarão ser aprovados antes de serem publicados